quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sodomia.

Por razões histórico-culturais, anatômicas e espirituais a penetração anal possui imenso potencial simbólico violador, traduzida em significados sociais graves e pesados. O sexo anal foi associado historicamente ao campo do hardcore, do sujo, do perverso - do ato sexual lúdico que contraria a obrigação procriadora, normativa. 
A carga simbólica poderosa e perturbadora do ato pode ser confirmada nos próprios discursos raivosos de reação - vindos da tradição - contra o sexo anal, em quase todas as culturas. Alguns deles separei aí embaixo, em recortes de trechos da wikipedia.

Mesmo nas ofensas sociais mais banais usadas hoje em dia - "ei, fulano, vai tomar no cú!" - os significados de rendição do  pólo passivo no ato anal estão sempre reafirmando a interpretação do ato. Para o discurso normativo quem "deu o cú" perdeu algo - talvez a honra, a virilidade, a autonomia - e é "usada", "conquistada" por quem a comeu.

No campo da magia sexual esta prática possui intenso poder. Está associada aos ciclos baixos de energia, à cor vermelha, ao significado de dominação e conquista total do pólo passivo; e dos inimigos; à invasão de uma intimidade delicada; à imposição do poder falocêntrico e à reafirmação de códigos referentes à dominação masculina. São essas apenas algumas das associações vinculadas ao sexo anal. Vou discutir esse assunto em mais artigos; por isso separei algumas informações para contextualizar os conteúdos que vão seguir.

* DRACO


"Sodomia
 é uma palavra de origem bíblica usada para designar as perversões sexuais, com ênfase para o sexo anal, que pode ser entre homossexuais ou heterosexuais.

O termo foi por muito tempo também utilizado, até mesmo 
cientificamente, para designar actos sexuais entre homens, ou qualquer acto sexual não reprodutivo dependendo do contexto. Entretanto, desde as últimas décadas do século XX, tal palavra tem sido considerada pejorativa.



A palavra sodomia tem origem na descrição bíblica da destruição de Sodoma e Gomorra. A Bíblia, no livro do Gênesis, narra que Deus enviou dois anjos para analisarem tais cidades, que seriam origem de diversos pecados.
"(1) á tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra,

(2) e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite.

(3) Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram.

(4) Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados;

(5) e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos.

(6) Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si,

(7) e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente;

(8) eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado.

(9) Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta.

(10) Aqueles homens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta;

(11) e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta."

Gênesis, capítulo 19, versículos 1 a 11. Transcrito da Tradução Ferreira de Almeida, em Domínio Público

De acordo com a narrativa, as duas cidades foram destruídas depois do tumulto apresentado.



A interpretação mais difunfida do texto acima por parte de entidades religiosas é de que o pecado de Sodoma seria o sexo entre homens e tal justifica o significado da palavra sodomia.
"(...) Nos séculos anteriores ao século XIX, não havia a categoria homossexual, que viria a surgir com o discurso médico. Até então, existia a figura do sodomita, que não era uma categoria identitária, mas alguém que cometia o ato da sodomia. Para compreender como e por que houve esta transição de concepção enquanto ato para identidade sexual, temos que percorrer o caminho da construção da categoria homossexualidade através da história. 2
Na Inglaterra, durante o governo de Henrique VIII, a bestialidade foi considerada crime passível de pena de morte, permanecendo assim até 1861. Bestialidade era definida como qualquer ato contra a natureza (sodomia), fosse entre homens e mulheres, homens e animais ou homens e homens. 3 coloca que o ponto importante desta lei é o de que ela fala de atos e não de pessoas, ou seja, a sodomia não estava vinculada a um determinado tipo de pessoa, mas era vista como um comportamento possível a qualquer indivíduo.

A sodomia era dividida em duas: a perfeita e a imperfeita.A primeira era a que se dava entre sujeitos do mesmo sexo (a feminina se chamava sodomia foeminarum)enquanto que a segunda era o acesso sexual do homem na mulher pelo que se considerava via não natural.Em geral, a sodomia era conhecida como pecado abominável porque consideravam repugnante até mesmo falar sobre ele ou mencioná-lo, pois seu nome sujava os lábios de quem o enunciava e os ouvidos de quem o escutava.4(...)"




"(...) No século XVIII, havia dois tipos de corpos (homem e mulher) e três tipos de gênero (masculino, feminino e sodomita), uma vez que o sodomita experienciava seus desejos como resultado de educação ou socialização corrompida, não devido a uma condição do corpo. 6"



As 
Ordenações Afonsinas, primeira consolidação de leis em Portugal, feita no século XV, declaram que a sodomia é o mais torpe, sujo e desonesto pecado ante Deus e o mundo, impondo ao infrator que seja queimado até virar pó, para que não reste memória de seu corpo e sepultura:8 9"
Cquote1.svgSobre todos os pecados, bem parece ser o mais torpe, sujo e desonesto o pecado de Sodomia, e não é achado um outro tão aborrecido ante a Deus e o mundo, pois por ele não somente é feita ofensa ao Criador da natureza, que é Deus, mais ainda se pode dizer, que toda a natureza criada, assim celestial como humana, é grandemente ofendida: somente falando os homens neste pecado, sem outro ato algum, tão grande é o seu aborrecimento que o ar não o pode sofrer, mas naturalmente fica corrompido e perde sua natural virtude. Por este pecado lançou Deus o dilúvio sobre a terra, quando mandou a Noé fazer uma arca, em que escapasse ele e toda sua geração, porque reformou o mundo de novo; e por este pecado sorveu as cidades de Sodoma e Gomorra; por este pecado foi destruída a Ordem dos Templários por toda a Cristandade em um dia. E porque segundo a qualidade do pecado, assim deve ser punido: porém mandamos e pomos por lei geral, que todo homem que tal pecado fizer, por qualquer guisa que ser possa, seja queimado e feito pelo fogo em pó, por tal que já nunca de seu e corpo e sepultura possa ser ouvida memória.Cquote2.svg
— Livro V, Título XVII - "Dos que cometem pecado de sodomia"

Um comentário:

Anônimo disse...

mmm Sim quero ser a próxima Sissy a ser comida pelo Papai!!